1 (ENEM-2008) O
diagrama abaixo representa, de forma esquemática e simplificada, a distribuição
da energia proveniente do Sol sobre a atmosfera e a
superfície
terrestre. Na área delimitada pela linha tracejada, são destacados alguns
processos envolvidos no fluxo de energia na atmosfera.
Com
base no diagrama acima, conclui-se que
a)
a maior parte da radiação incidente sobre o planeta fica retida na atmosfera.
b)
a quantidade de energia refletida pelo ar, pelas nuvens e pelo solo é superior
à absorvida pela superfície.
c)
a atmosfera absorve 70% da radiação solar incidente sobre a Terra.
d)
mais da metade da radiação solar que é absorvida diretamente pelo solo é
devolvida para a atmosfera.
e)
a quantidade de radiação emitida para o espaço pela atmosfera é menor que a
irradiada para o espaço pela superfície.
2 (UNESP
– 2008) Leia as afirmações seguintes.
I.
Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte
das cadeias alimentares é sustentada pela entrada de matéria orgânica
proveniente do ambiente terrestre.
II.
Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte
das cadeias alimentares é sustentada pela produção primária do fitoplâncton.
Escolha
a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente.
(A)
I: Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito
tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água
parada permite às comunidades planctônicas se estabelecerem e aí permanecerem.
(B)
I: Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, sendo que os animais precisam
se alimentar de matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica
biodiversidade.
(C) I:
Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes
e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente
uma diversificada comunidade planctônica.
(D)
I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem
concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades
planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, o que faz com que os nutrientes
estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem.
(E)
I: Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não permite o estabelecimento do
fitoplâncton. II: Lago, pois abaixa densidade de peixes fluviais nesses locais
permite que o plâncton se estabeleça.
3 (UFC-CE 2001) A
avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida
auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste,
acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em
decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é:
a)
harmônica, intra-específica e de predação
b)
desarmônica, intra-específica e de comensalismo
c)
harmônica, interespecífica e de parasitismo
d)
desarmônica, interespecífica e de predação
4 (UEL-PR) Considere
a teia alimentar seguinte, típica de uma lagoa:
Dos
animais seguintes, os únicos a ocupar mais de um nível trófico são:
(A)
as rãs;
(B)
as garças;
(C)
as larvas dos insetos;
(D)
os peixes I;
(E)
os peixes II.
5 (Enem 2012) A figura representa
um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta
duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira
propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E.
Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas
verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.
A
função interativa I representa a proporção de
a)
herbivoria entre P1 e P2.
b)
polinização entre P1 e P2.
c)
P3 utilizada na alimentação de P1 e P2.
d)
P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3.
e)
energia de P1 e de P2 que saem do sistema.
6 (Enem
2ª aplicação 2010)
O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de
suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera.
Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis,
como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a
atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do
efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em
aterros sanitários.
Apesar dos problemas causados pela
disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida
na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por
exemplo, o
a) metano é fonte de carbono para os
organismos fotossintetizantes.
b) metano é fonte de hidrogênio para
os organismos fotossintetizantes.
c) gás carbônico é fonte de energia
para os organismos fotossintetizantes.
d) gás carbônico é fonte de carbono
inorgânico para os organismos fotossintetizantes.
e) gás
carbônico é fonte de oxigênio molecular para os organismos heterotróficos
aeróbios.
Gabarito:
1D; 2A; 3D; 4B, 5D, 6D
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