MINERAÇÃO E RESÍDUOS ELETRÔNICOS

 

Banner

DO QUE É FEITO UM SMARTPHONE?

Em 2018, há cerca de 2,5 bilhões de usuários de smartphones no mundo.

Se abríssemos todos os celulares mais recentes, que são apenas uma parte do total fabricado, e os dividíssemos em seus componentes, obteríamos cerca de 85 toneladas de ouro, 875 toneladas de prata e 40 mil toneladas de cobre.

Como esse tesouro precioso se esconde em nossos celulares e como podemos reciclá-lo?

Ouro, prata e cobre são apenas alguns de cerca de 70 elementos químicos que existem em um celular comum.

Os elementos dividem-se em vários grupos, entre os quais dois dos mais críticos são elementos de terras raras e metais preciosos. Terras raras são uma seleção de 17 elementos comuns na crosta terrestre e encontram-se em muitos lugares pelo mundo em baixas concentrações. Esses elementos têm uma gama enorme de propriedades magnéticas, fosforescentes e condutoras, que os tornam indispensáveis nas tecnologias modernas.

Na realidade, dos 17 tipos de metais de terras raras, os celulares e outros aparelhos eletrônicos podem conter até 16.

Em smartphones, dão vida à tela e à exibição de cores, auxiliam a condutividade e produzem as conhecidas vibrações, entre outras coisas. No entanto, por mais indispensáveis que sejam, a extração desses elementos da terra está ligada a alguns impactos ambientais perturbadores.

Elementos de terras raras são encontrados facilmente. Mas, em muitas áreas, não é economicamente viável extraí-los, devido às baixas concentrações. Quase sempre, a extração deles exige um método chamado mineração a céu aberto, que expõe vastas áreas de terra. Essa forma de mineração destrói enormes variedades de habitats naturais e polui o ar e a água, ameaçando a saúde das comunidades vizinhas.

Outro grupo de ingredientes nos smartphones apresentam riscos ambientais semelhantes: são metais como cobre, prata, paládio, alumínio, platina, tungstênio, estanho, chumbo e ouro. Também extraímos magnésio, lítio, sílica e potássio na fabricação de celulares, e tudo isso associado a uma enorme destruição de habitats, assim como à poluição do ar e da água.

A mineração também apresenta problemas sociais preocupantes, como o deslocamento em grande escala de pessoas e animais para dar lugar às operações industriais, e, muitas vezes, más condições de trabalho para os trabalhadores. Por fim, a produção de celulares também requer petróleo, um dos principais causadores das mudanças climáticas. Isso envolve totalmente nossos celulares nesse crescente dilema mundial. Além disso, os ingredientes extraídos para fabricar os celulares são limitados.

Um dia, simplesmente esgotarão, e ainda não descobrimos substitutos eficazes para alguns deles. Apesar disso, a quantidade de celulares está em constante crescimento.

Até 2019, estima-se cerca de 3 bilhões de aparelhos ativos. Significa que recuperar o tesouro de dentro de nossos celulares está se tornando uma necessidade urgente.

Por isso, se você tiver um celular antigo, pode querer refletir sobre suas opções antes de descartá-lo. Para reduzir o desperdício, pode doá-lo a uma instituição beneficente para reuso, levá-lo a um depósito de reciclagem de lixo eletrônico ou procurar uma empresa que recupere modelos antigos. No entanto, até as empresas de reciclagem exigem nossa fiscalização. Assim como a produção de smartphones traz problemas sociais e ambientais, isso também ocorre no momento do descarte.

O lixo eletrônico é, às vezes, intencionalmente exportado para países com mão de obra barata e condições de trabalho ruins.

A mão de obra é, muitas vezes, composta por mulheres e crianças e pode ser mal remunerada, sem treinamento para desmontar celulares com segurança e com exposição a elementos como chumbo e mercúrio, que podem danificar o sistema nervoso de maneira permanente. Esse lixo também pode acabar em enormes aterros, derramando substâncias químicas tóxicas no solo e na água, refletindo os problemas das minas de onde os elementos foram extraídos.

Um celular é muito mais do que parece ser à primeira vista. É uma montagem de elementos de vários países, ligados a impactos de escala mundial.

Sendo assim, até que alguém invente um smartphone totalmente sustentável, temos que lidar com o impacto tecnológico que afeta várias pessoas e lugares.

Transcrição do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eIdJ22AfsO8&feature=youtu.be

Por: LEANDRO HENRIQUE MARIOTTE DOS SANTOS


DESMANCHE DE SUCATA DE CELULAR

Muitos minerais importantes podem ser recuperados das sucatas eletrônicas, reduzindo assim os impactos ambientais gerados durante sua extração da natureza.

Sucata de smartphone desmontadas pelos alunos.

PODCAST

AMOSTRAS DE MINERAIS
Minério de: ferro; manganês e carvão mineral.

QUESTÕES

1 (Etec) Leia o texto para responder a questão:

A mineração, apesar de ser considerada uma atividade econômica bastante importante, traz alguns problemas. A maior parte deles é no campo ambiental, como o rompimento das barragens de rejeitos da produção de minério de ferro de Mariana e de Brumadinho, em Minas Gerais.

Os danos causados pelo rompimento das barragens transcenderam a ordem material com a perda de vidas, de padrões de organização social, de identidade coletiva, de vínculos de vizinhança e comunitários, além da perda de práticas culturais diversas, que configuram os modos de vida e que foram extintas.

Além disso, há problemas sociais causados pelo desemprego devido ao esgotamento das jazidas minerais e ao abandono destas pelas empresas mineradoras, gerando problemas de conservação do espaço geográfico.

 

O minério exportado pelo Brasil, em maior quantidade, é extraído, principalmente, em Minas Gerais e Pará. Esse minério vem da mineração de 

A) cromita, para obtenção de FeO.Cr2O3 e posterior produção de cromo.

B) hematita, para a obtenção de Fe2O3 e posterior produção de ferro.

C) galena, para a obtenção de PbS e posterior produção de chumbo.

D) cassiterita, para a obtenção de SnO2 e posterior produção de estanho.

E) calcopirita, para a obtenção de CuFeS2 e posterior produção de cobre.

 

2 (UEL) A mineração tem provocado acidentes com consequências socioambientais, como é o caso da catástrofe decorrente do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG). Com base nos conhecimentos sobre a tragédia de Mariana e o meio ambiente, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A onda de lama, que atingiu populações ribeirinhas, deslocou-se pelo rio Doce atravessando municípios mineiros e capixabas até alcançar sua foz no oceano Atlântico.

( ) A ruptura da barragem do Fundão a jusante atingiu também a de Santarém a montante, causando-lhe sérias avarias e impactos ambientais.

( ) O mineral de ferro extraído pela mineradora era transportado, na forma pastosa, por minerodutos até o Espírito Santo, dispensando o transporte por estradas ou ferrovias.

( ) O Quadrilátero Ferrífero é uma região localizada no centro-sul de Minas Gerais, cuja estrutura geológica é formada por rochas do período Pré-Cambriano (era Proterozoica).

( ) A onda de rejeitos que atingiu o distrito de Bento Rodrigues provocou a migração pendular para a região metropolitana, com subsídio da empresa mineradora.

 

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A) V, F, V, V, F

B) V, F, V, F, F

C) V, V, F, F, V

D) F, V, F, V, F

E) F, F, V, F, V

 

3) É o principal minério extraído no Brasil e também representa o minério mais exportado pelo país:

A) Manganês.

B) Ferro.

C) Ouro.

D) Chumbo.

E) Cobre.


Clique no link para responder 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdl_zJ4RUA1oTvc3NYEHee6ViH2QEmrVkHhZBzbDeWZ8ldeng/viewform?usp=sf_link



Comentários

Postar um comentário